O procedimento de prótese móvel, também conhecido por dentadura, é muito popular nos consultórios odontológicos. Além do seu custo-benefício, os investimentos tecnológicos têm propiciado dispositivos cada vez mais naturais e confortáveis de usar.
Ademais, o resultado estético das dentaduras traz muita autoconfiança para a pessoa portadora, seja para sorrir, comer, falar ou beijar. Por esse motivo, trouxemos 5 dicas práticas sobre dentaduras, de modo a sanar as angústias de quem pretende investir nesse procedimento.
Qual o melhor tipo de dentadura?
O tipo de dentadura precisa ser uma escolha em conjunto com o dentista que irá avaliar qual das soluções atende às necessidades.
A prótese móvel, ou dentadura, é um dos procedimentos mais antigos para solucionar a perda dentária ou outras situações de extração de dentes.
No caso de perda total, é recomendável o uso da prótese total, que substitui todos os dentes. Já a perda de alguns dentes demanda uma prótese parcial, que supre os dentes faltosos e devolve a funcionalidade e estética ao sorriso.
Além dessas opções, há também a prótese fixa que é colada sobre gengivas e mucosas. Ela não é removível. Esse modelo apresenta algumas vantagens, como a durabilidade e possui diversos tipos de material de fabricação.
No entanto, a dentadura também apresenta suas vantagens pela simplicidade e rapidez nos resultados.
A melhor indicação para você é a que, em consenso com seu dentista, oferecer mais qualidade para sua saúde bucal e valor total.
Quais são os tipos de próteses dentárias?
A depender das necessidades de cada paciente, é possível optar por diversos tipos de próteses dentárias, sejam elas fixas ou móveis.
Assim, elas podem substituir apenas 1 dente, alguns ou a arcada completa. As condições ósseas, das raízes e também das gengivas devem ser consideradas pelo especialista.
Elas podem ser:
- Parcial fixa: fica presa aos dentes por pontes ou coroas.
- Parcial removível: também conhecida como “ponte móvel” que pode ser removida pelo paciente.
- Total removível: é a famosa dentadura e também pode ser totalmente removida.
- Overdenture: substitui os dentes de maneira total, sendo encaixada por barras e clipes que são instalados sobre implantes.
Quando usar dentadura ou prótese?
A perda dos dentes pode acontecer por diversos motivos: desde acidentes a patologias como a periodontite, que é uma doença gengival irreversível.
Nessas situações, se recomenda o uso de dentadura e prótese para a melhoria da qualidade de vida do paciente, envolvendo atividades básicas do seu dia a dia como comer e falar com conforto.
Existe uma predominância do público idoso no uso das dentaduras, que oferecem um resultado estético e prático para os problemas da perda óssea. Em contrapartida, pessoas mais jovens também podem usar dentadura por higienização incorreta, evolução da cárie, traumatismos, inflamações, infecções bucais, bruxismo e outros motivos.
Normalmente, o paciente descobre o problema quando os dentes estão comprometidos, sendo necessário o uso do dispositivo como a dentadura.
Hoje em dia, há uma variedade de materiais e métodos que trazem conforto e naturalidade para as próteses, que tornam elas cada vez mais populares.
Quais são as contraindicações?
O tratamento dentário com próteses removíveis e fixos podem apresentar alguns medos, como acúmulo de alimentos, problemas com a fala e com a mastigação.
Isso pode afetar a sociabilidade do indivíduo, com efeito direto na sua autoestima. No entanto, os benefícios superam as possíveis dificuldades, embora existam algumas contraindicações.
- Gengivas finas e delicadas.
- Falta dos dentes posteriores (de trás da arcada);
- Doença periodontal (gengivite ou periodontite);
- Caso de reabsorção óssea nas áreas de perda de dente;
- Condições psicológicas desfavoráveis;
As condições de saúde de cada paciente são observadas antes de qualquer procedimento, o que dará condições ao dentista de indicar qual o melhor tipo de prótese.
Quais são os cuidados necessários com as próteses?
Para uma boa experiência, é bom levar em consideração alguns cuidados no dia a dia. O primeiro e um dos mais importantes é a limpeza, seja a dentadura fixa ou móvel.
Isso pode aumentar a durabilidade da dentadura, além de evitar problemas relacionados à higiene bucal inadequada.
A escovação deve envolver escova apropriada, fio dental e enxaguante bucal, além da limpeza da língua que concentra bactérias dos restos de alimento e pode causar halitose e outros problemas.
Para a limpeza apropriada da dentadura, é recomendável removê-la e fazer a escovação com sabão neutro. Isso porque os cremes dentais são abrasivos. Em seguida, é necessário realizar um enxágue abundante em água corrente.
A remoção da dentadura também deve ser feita de modo a evitar danos estruturais, com água morna ou enxaguante bucal. É necessário remover a cola da dentadura, evitando danos nos dentes e gengivas.
Especialistas recomendam remover a dentadura durante a noite, para dormir, uma vez que nesse período a produção de saliva é menor o que impede a lubrificação adequada da dentadura.
Além disso, consulte regularmente seu dentista em londrina, para evitar as complicações e adaptações decorrentes do uso de dentaduras.
Assim, o especialista consegue identificar danos, rachaduras, deformações ou qualquer incômodo que desestimule o paciente a usar sua prótese. Agende sua consulta agora mesmo.