O clareamento dental é uma excelente técnica para conquistar o tão sonhado sorriso dos artistas.
Este tratamento tem diversas modalidades e pode contar também com a combinação deles para um resultado mais rápido.
Neste artigo, você vai conhecer cada uma dessas modalidades e quais são os benefícios do clareamento dental.
Além disso, você terá acesso a dicas preciosas sobre a manutenção do seu clareamento para que seu investimento dure por mais tempo.
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental é um procedimento estético odontológico que utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio.
Deste modo, quando em contato com a superfície dos dentes, estes produtos reagem quebrando as moléculas de pigmentos e deixando os dentes mais brancos.
Esses agentes clareadores possibilitam a recuperação de dentes amarelados e manchados por elementos como o cigarro, por exemplo.
Naturalmente, é um procedimento indicado para quem deseja uma apresentação pessoal mais refinada e também para dar um estímulo na autoestima.
O clareamento dental não deve ser realizado sem a supervisão e orientação de um dentista, pois os reagentes químicos podem afetar também a região da gengiva.
A prevenção à sensibilidade excessiva e dores é uma das preocupações do especialista durante o procedimento.
Benefícios do clareamento dental
Hoje em dia, ter dentes bonitos é tão valorizado quanto ostentar acessórios ou bens de valor. Isso porque um sorriso bonito abre portas e pode ser mais representativo do que as palavras.
A estética bucal simboliza autocuidado, limpeza e frescor. Além disso, garante ao paciente mais autoconfiança nas suas interações sociais. Outros benefícios do clareamento são:
- Rapidez em obter bons resultados: o clareamento é uma maneira de reparar danos causados pelo consumo de alimentos e bebidas pimentadas, além do tabaco, com máxima eficiência em pouco tempo.
- Cuidado com a saúde bucal: a sensação de limpeza causada pela brancura dos dentes e a possibilidade de identificação imediata de qualquer tipo de alteração na arcada dentária é um dos benefícios do clareamento dental.
- Harmonização bucal: a cor dos dentes pode interferir na harmonia do rosto, possibilitando uma aparência mais atrativa quando em tons mais claros.
- Melhoria na autoestima: o sorriso é um elemento importante para a autoestima e ter dentes brancos pode melhorar significativamente a autoestima de qualquer pessoa.
Qual clareamento é melhor, laser ou caseiro?
Alguns aspectos são relevantes para identificar o melhor método de clareamento dental: a duração do tratamento conforme o efeito clareador, a sensibilidade e a satisfação do paciente com o resultado.
Esses aspectos são muito relativos e mudam de acordo com as necessidades de cada paciente.
Deste modo, o emprego das técnicas clareadoras caseiras ou em consultório costumam apresentar resultados estéticos semelhantes.
Os principais agentes clareadores utilizados nesses tratamentos são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio.
A diferença muitas vezes está na concentração, que cabe ao dentista avaliar de acordo com o perfil do paciente.
Portanto, as particularidades devem ser analisadas no momento de escolha da melhor alternativa de clareamento dental.
Para pacientes com alta sensibilidade, por exemplo, o mais indicado pode ser o clareamento caseiro por possuir menor concentração de agentes clareadores.
Para aqueles que possuem retração gengival e desejam um resultado mais rápido, recomenda-se o clareamento à laser em consultório.
Dicas para manter o seu clareamento dental
Não existem restrições para pessoas que fazem clareamento dental, no entanto é possível tomar algumas precauções para alongar a duração do resultado.
De acordo com os especialistas, o clareamento dental pode durar até 3 anos se o paciente seguir às riscas todas as recomendações. Algumas delas são:
- Evitar cigarro, refrigerantes, café e outras bebidas com corante. Ou optar pelo consumo com o auxílio de um canudo.
- Fazer uma boa higienização após as refeições, incluindo fio dental e enxaguante bucal. Deste modo, se previne manchas e placas bacterianas que podem comprometer o resultado de seu clareamento.
- Usar cremes dentais e enxaguantes sem corante, para não manchar os dentes.
- Para as mulheres, evitar o uso contínuo de batons escuros que podem pigmentar os dentes.
Aproveite e agende a sua consulta agora mesmo com sua dentista em Londrina para escolher qual o melhor método de clareamento dental para você.