O clareamento dental é um recurso de estética que possibilita dentes mais brancos em pouco tempo. Atualmente, um belo sorriso está relacionado à noção de beleza e também de higiene pessoal.
Com o passar do tempo, os dentes podem absorver pigmentos externos provenientes de alimentos, bebidas e tabaco.
Desta forma, a coloração dos dentes pode ficar mais amarelada, causando algum tipo de desconforto ou insegurança ao sorrir.
É possível ter efeito de clareamento em casa ou no consultório. A diferença está no tempo de ação. Para fazer o tratamento em casa, é necessário utilizar um molde com produto durante algumas noites. Já no consultório, os dentistas utilizam o laser que possibilita um resultado muito bom em menos tempo.
A busca pelo clareamento dental tem crescido cada vez mais por ser uma ferramenta estética para conseguir um sorriso harmônico. Embora a cor do dente seja um dos fatores no conjunto daquilo que se entende como harmonia facial, é um fator forte e de rápida percepção.
Se é verdade que a primeira impressão é a que fica, o sorriso é o seu cartão de visitas. Portanto, vamos falar um pouco sobre como esse procedimento funciona e desmistificar algumas coisas sobre clareamento dental.
Como o clareamento dental funciona?
O procedimento de clareamento dos dentes funciona por meio da ação de radicais livres, como o oxigênio, que age na estrutura mineral do dente.
O gel utilizado no clareamento possui peróxido de hidrogênio e é amplamente reconhecido como 100% seguro e efetivo.
No consultório, o dentista aplica estre produto, que reage por 15 minutos. Em seguida, vem o laser, ativando ainda mais a reação química. Depois, é só usar agentes dessensibilizantes à base de fluoretos e nitrato de potássio para reduzir a sensação de sensibilidade nos dentes.
Em casa, o clareamento é mais demorado, porém com resultado semelhante ao clareamento do consultório.
Isso acontece porque o gel utilizado em consultórios é mais concentrado de agentes clareadores do que o usado para clareamento caseiro.
Para isso, são confeccionadas placas de clareamento específicas para a arcada dentária do paciente. Elas são conhecidas como moldeiras. O paciente irá aplicar o gel com peróxido de carbamida na moldeira e colocar sobre os dentes por um período de duas a quatro horas.
Este procedimento não deve ser feito sem a supervisão de sua dentista. Caso haja alguma reação inesperada, você deve interromper o tratamento e avisar sua dentista.
O clareamento dental deixa os dentes sensíveis?
Não, necessariamente. O emprego de agentes dessensibilizantes após a aplicação do gel clareador no consultório tem demonstrado resultados promissores na redução da sensibilidade pós clareamento.
No entanto, cerca de 87% dos pacientes em tratamento de clareamento dental relatam algum desconforto relacionado à sensibilidade dos dentes. Este é um dos motivos pelo qual o só devemos realizar o tratamento com a supervisão de um dentista.
No entanto, estudos recentes trazem a inclusão de componentes de cálcio no gel clareador que previnem a perda mineral e reduzem a sensibilidade dos dentes durante o clareamento.
Não são todos os pacientes que sentem sensibilidade nos dentes após o clareamento, isso varia de pessoa para pessoa. Portanto, é fundamental uma análise detalhada para identificar qual dos métodos de clareamento melhor se adapta a cada paciente.
O que comer após o tratamento?
Estudos mais recentes apontam que não é necessário evitar o consumo de alimentos pigmentados durante o processo de clareamento. Anteriormente, proíbia-se o café, bebidas de cola, vinho, chá preto e outros alimentos com cores mais fortes.
No entanto, ainda existem ressalvas com relação ao cigarro, que contém um composto químico que interfere diretamente na coloração dos dentes.
Quem pode fazer clareamento?
É importante lembrar que os dentistas também indicam o clareamento dental para pessoas que têm os dentes sensíveis. Assim, o dentista prepara os dentes para receber o gel do clareamento com um creme dental específico 14 dias antes do procedimento.
O clareamento é contraindicado para crianças menores de 13 anos, gestantes, lactantes e pessoas alérgicas a algum dos componentes utilizados no procedimento, além de pacientes em tratamento de doenças graves.
Portanto, o que você está esperando para agendar o seu clareamento com uma dentista em Londrina de referência? Cuide do seu sorriso com Márcia Ceranto e garanta uma primeira impressão impecável.