Muitos brasileiros recorrem ao uso de dentadura ou prótese fixa para melhorar sua qualidade de vida. Certamente, a perda dos dentes é algo que afeta diretamente a autoestima das pessoas. Segundo o estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, 32% dos entrevistados declaram que a perda de dentes impede um estilo de vida saudável e ativo.
No Brasil, cerca de 16 milhões de brasileiros vivem sem dentes, entretanto 39 milhões usam dentadura ou prótese fixa, sendo que uma a cada cinco delas têm menos de 44 anos.
Para ilustrar o desconforto da ausência de dentes, alguns entrevistados enumeraram transtornos vividos tais como: dificuldade para se relacionar, insegurança para ir a eventos sociais, dificuldade na pronúncia das palavras e para se alimentar.
Por isso, é tão importante a escolha de uma dentista em Londrina especialista em dentadura e prótese fixa, de modo a encontrar a melhor opção para os objetivos do paciente.
Qual a diferença entre dentadura e prótese fixa?
Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes, uma vez que as duas têm a mesma finalidade: suprir a falta de dentes.
É importante realizar uma escolha de acordo com as particularidades do paciente e com sua rotina. Além disso, é importante que o procedimento propicie a higienização correta para manter a saúde bucal da pessoa.
Dentadura
A prótese é um dispositivo implantado no corpo que substitui um órgão ausente, neste caso os dentes. Portanto, a dentadura é uma prótese móvel, que pode ser removida.
A confecção é realizada de acordo com a arcada dentária da pessoa portadora e com material acrílico. De tal forma, que ela fica apoiada diretamente sobre as gengivas e mucosas.
Os resultados estéticos são satisfatórios e oferecem naturalidade, como se fossem os dentes originais. Em comparação com a prótese fixa, a dentadura tem durabilidade menor e pode chegar até 3 anos.
Com relação à higienização, a dentadura oferece mais facilidade pois pode ser removida a qualquer momento.
Prótese fixa
Já a prótese fixa é presa sobre os implantes dentários ou dentes naturais. Ela garante a segurança ao mastigar e falar e não machuca a gengiva. Além disso, pode ser confeccionada em diferentes materiais como a porcelana, zircônia e acrílico.
Trata-se de um procedimento mais refinado que apresenta resultados muito bons para os pacientes, de modo geral. Porém a sua higienização precisa ser feita com mais cuidado por se tratar de uma prótese fixa, apesar dela não acumular alimentos, nem causar mau hálito.
Com relação ao custo, a prótese fixa costuma ser mais cara do que a móvel. Em contrapartida, possui maior durabilidade.
Não é possível definir qual a melhor opção sem o estudo do caso de modo personalizado de cada paciente. No entanto, realizando um comparativo superficial, a prótese fixa costuma apresentar vantagens sobre a dentadura convencional, por causa de sua durabilidade.
Alguns pacientes apresentam limitações para implantes dentários ou procedimentos definitivos, por isso, nesses casos, a dentadura móvel pode ser a melhor opção.
Cuidados necessários
A escovação tradicional precisa ser atenta quando se faz uso de prótese fixa. Isso porque o dispositivo pode acumular resíduos nas suas estruturas. Para isso, a escovação pode ser complementada com uma escova interdental, fio dental e enxaguante bucal.
Já em caso de dentaduras convencionais, a higienização pode ser realizada fora da boca, de maneira minuciosa. Hoje, temos no mercado muitas opções de produtos específicos usados para limpeza e fixação deste tipo de prótese.
Cuidados gerais precisam ser tomados em ambas as situações, tais como: evitar alimentos difíceis de mastigar, como milho, cana e carnes. Não morder objetos e evitar uso de chicletes. Utilizar as ferramentas adequadas para abrir ou cortar coisas. Evitar bebidas e alimentos coloridos e não fumar.
O desconforto físico e estético da perda dentária é um problema que pode ser resolvido com facilidade. Você só precisa agendar sua consulta agora mesmo com sua dentista em Londrina, Márcia Ceranto.
Melhore sua alimentação, comunicação e autoestima com uma prótese móvel (dentadura) ou fixa e sorria sem medo.