
Se você está pensando em adquirir um dos tipos de dentaduras, ou conhece alguém que tem curiosidade sobre o assunto, este texto pode ajudar a elucidar algumas dúvidas.
Separamos algumas informações sobre o que é uma dentadura. Além disso, veremos que tipo de cuidado ela requer e como essa prótese pode melhorar sua saúde bucal.
Com isso, você pode encontrar as respostas para todas as suas dúvidas e descobrir se algum tipo dessas dentaduras são adequadas para você.
O que são dentaduras?
As dentaduras são dentes e gengivas artificiais moldados na boca do paciente e criados por um dentista especializado para substituir dentes naturais perdidos ou removidos.
Elas podem ser totais ou parciais. Isso significa que podem substituir todos os dentes na linha da gengiva superior ou inferior, ou apenas alguns que estão faltando.
Independente do tipo de prótese que você precisa, ela será projetada sob medida para se adequar à sua boca. Além disso, deve ser harmônica com seu rosto, proporcionando estética, conforto e praticidade.
De que material as dentaduras são feitas?
Anteriormente, os dentes artificiais que compõem as próteses eram feitos de porcelana ou plástico. Já as próteses mais modernas geralmente são feitas de uma resina resistente.
A estrutura de suporte das dentaduras que mantém os dentes artificiais no lugar e se assemelha à linha da gengiva natural. Ela é feita de um material polimérico mais flexível que se encaixa perfeitamente na boca.
Por que usar dentadura?
As dentaduras melhoram a aparência do sorriso e mantêm a estrutura da boca saudável, oferecendo preenchimento para a região ao redor das bochechas e lábios.
Além disso, também possibilitam a ingestão de alimentos que requerem mastigação, possibilitando manter uma dieta sólida e garantindo uma nutrição adequada.
Por fim, as dentaduras são uma solução viável para substituir dentes que estão causando dores e desconfortos, como aqueles com raízes podres ou danos irreversíveis.
Desta forma, é possível eliminar os dentes com problemas e substituí-los por uma alternativa mais forte e esteticamente agradável, que é são as dentaduras.
Motivos para você usar uma dentadura
Se você está tendo dificuldades com seus dentes naturais a ponto de ter uma doença bucal grave, perdendo dentes ou sentindo dor, pode ser interessante pensar na possibilidade de consultar seu dentista. As razões mais comuns que os dentistas apontam para recomendar dentaduras são:
- Ausência de algum dente, por acidente ou remoção;
- Substituição de todos os dentes;
- Doenças gengivais;
- Dores crônicas;
- Dentes soltos, deslocados ou quebrados;
- Dificuldade em comer alimentos duros/mastigáveis devido a dentes rachados;
- Ou se você tem vergonha de sorrir.
Como cuidar de dentaduras?
Independente do tipo de prótese que você tenha, elas precisam ser limpas diariamente, assim como os dentes normais. Ainda que as dentaduras sejam feitas de dentes artificiais, bactérias, placa e tártaro ainda se acumulam nelas e podem prejudicar os dentes ou gengivas.
Para limpar a dentadura, o ideal é retirá-la da boca e lavar com água limpa. Deste modo, é possível remover partículas de alimentos que possam estar presas entre os dentes, ao longo da linha da gengiva ou sob a estrutura.
Em seguida, a escovação da dentadura com uma escova específica ou macia usando um creme dental apropriado. Certifique-se de não usar outros produtos de limpeza inadequado ou creme dental comum, pois eles são muito abrasivos e podem danificar sua prótese. Após a limpeza, certifique-se de enxaguar bem.
A limpeza bucal também deve ser realizada neste momento, com enxágue abundante e higienização das gengivas.