
Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 55% dos brasileiros não visitam o dentista nem uma vez por ano. Este é um dos principais fatores de incidência de doenças bucais na população brasileira.
Deste modo, a baixa frequência de visita ao dentista resulta em 42% da população com mais de 60 anos sofrendo com problemas graves como cáries, mau hálito, gengivite e até a perda de todos os dentes.
Neste artigo, vamos falar sobre algumas doenças bucais que acometem a população, como prevenir e o tratamento recomendado para algumas delas. Entretanto, alertamos que nada substitui a consulta a seu dentista para maiores informações.
A cárie dentária é considerada um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, dentre outras patologias. A patologia oral é o estudo, diagnóstico e tratamento de doenças nos dentes, gengivas, ossos, articulações, glândulas, pele e músculos ao redor da boca. Algumas patologias são transmissíveis, como o Vírus Herpes Tipo 1.
Herpes
Se você tiver feridas na boca, pode ter o vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). É altamente contagioso e é tão comum que, de acordo com a Cleveland Clinic, mais da metade da população dos EUA tem HSV-1.
Pode ser espalhado através da saliva ao compartilhar utensílios, bebidas, protetor labial ou beijos. Além disso, o vírus pode até ser transmitido pelo contato pele a pele, e não é necessário apresentar sintomas para espalhá-lo.
Os sintomas do HSV-1 tendem a ser mais visíveis quando é contraído pela primeira vez e
incluem: Sensação de formigamento, queimação ou coceira nos lábios ou ao redor deles, bolhas vermelhas, inchaço e dor nos lábios, rosto ou língua (mas podem aparecer em qualquer lugar dentro da boca).
A maioria das pessoas contrai o HSV-1 quando criança, mas é possível contrair o vírus em qualquer idade. Ainda não há tratamento para o HSV-1, pois as feridas tendem a desaparecer sozinhas. Se você tem esse vírus e está enfrentando um nível de sensibilidade preocupante, fale com seu profissional de saúde para a recomendação de algum creme ou medicamento antiviral para aliviar seu desconforto.
Câncer bucal
Em 2021, a American Cancer Society estima a prevalência de câncer bucal em cerca de 54.010 casos e 10.850 mortes no ano nos Estados Unidos.
A causa primária é o HPV, seguido pelo tabagismo e consumo excessivo de álcool, de modo que uma parcela significativa da dor e do sofrimento desses cânceres orais são evitáveis.
De fato, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% de todos os cânceres são evitáveis fazendo coisas como:
- Evitar produtos de tabaco
- Beber álcool com moderação
- Limitando carnes processadas em sua dieta
- Mantendo um peso saudável
- Protegendo-se do sol
- Vacinando-se contra o HPV
- Praticando sexo seguro
- Não compartilhar agulhas
- Realização de auto-exames orais regulares
- Visitar seu médico, dentista e higienista dental regularmente para exames
- E praticando uma boa higiene bucal
Se você notar uma ferida ou caroço incomum em qualquer lugar da boca, não espere pela próxima consulta. Visite seu dentista o mais rápido possível.
Graças à experiência dos patologistas orais e aos avanços contínuos no campo, novas descobertas sobre doenças que afetam a boca estão surgindo o tempo todo. Deste modo, muitas condições estão sendo diagnosticadas e tratadas mais rápido e melhor do que nunca.
Como é tratado?
Se suspeitarmos de alguma área em sua boca, encaminharemos você a um Patologista Oral para uma avaliação. Os cânceres orais podem exigir remoção e/ou radioterapia e/ou quimioterapia.
Outras doenças bucais
Além dessas doenças bucais, outras que acometem a estrutura dentária podem ser:
- Erosão ácida – é a corrosão do dente geralmente causada por refrigerantes, suco de frutas, limão na água ou no estômago e distúrbios alimentares.
- Bruxismo – desgaste patológico dos dentes por apertamento e/ou ranger de dentes, geralmente relacionado ao estresse, ansiedade, dor ou pode ser geneticamente predisposto.
- Abrasão – desgaste patológico do dente geralmente por técnica de escovação incorreta.
Evite as doenças bucais agendando agora mesmo sua consulta com a dentista Márcia Ceranto em Londrina. Mantenha sua saúde bucal em dia e fuja dos maiores transtornos.