A Endodontia é uma parte da odontologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas que acontecem na polpa do dente e nos tecidos ao redor. Basicamente, é a especialidade que capacita alguns dentistas a realizar tratamentos de canal, que costuma ocupar o primeiro lugar entre os problemas dentais mais dolorosos.
Tais problemas podem acontecer por causa de rachaduras profundas ou até mesmo cáries não tratadas, que se transformam em um canal. Eles podem ser identificados através de radiografia digital e de uma consulta com uma dentista especializada, como a Dra. Márcia Ceranto.
Para que serve a Endodontia?
Você pode até pensar que nunca vai precisar dessa especialidade na sua vida. O problema é que as dores nos dentes, e suas fontes causadoras, são imprevisíveis e costumam acontecer em momentos inadequados, como aquele churrasco em família em pleno domingo.
Já imaginou precisar de um serviço de canal e ir a um dentista que não possui especialização em Endodontia? Além de tratamento de canal, outros tratamentos podem ser realizados pelo endodontista, tais como: Retratamento endodôntico, cirurgia endodôntica e lesões dentárias traumáticas.
A Endodontia é, portanto, a ciência salvadora de dentes, mas isso não significa que o dentista não precisará analisar as especificidades do caso para determinar qual é, de fato, o melhor tratamento para seu paciente.
Por esse motivo e tantos outros é que você deve agendar sua consulta com seu dentista regularmente, evitando que processos de inflamação ou infecção causem lesões profundas no dente.
Quando devo consultar um endodontista?
Você não deve esperar dias ou até mesmo semanas para consultar um dentista, se sentir dor de dente. A dor indica que há algum problema no seu organismo, postergar a solução para este problema pode ocasionar até a perda dos dentes.
Seja qual for o cenário, é importante ter o diagnóstico de um dentista especializado em Endodontia para saber se será necessária até mesmo uma intervenção cirúrgica.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento de canal geralmente é um procedimento indolor, pois é realizado sob efeito de anestesia local. Assim, o endodontista remove a polpa infectada, desinfeta a região e realiza o preenchimento da raiz com o material apropriado. O tempo do procedimento depende do grau de lesão.
Desde modo, o objetivo da Endodontia é alcançar, de maneira correta, a formação dos sistemas de canais radiculares para realizar total desinfecção, livrando a região de bactérias para uma cicatrização saudável do dente afetado.