As facetas de porcelana são tipo uma cerâmica que cobre a superfície frontal dos dentes naturais. Deste modo, elas oferecem uma transformação imediata para o sorriso do paciente.
Elas são feitas sob medida para cada paciente no intuito de garantir um ajuste perfeito. Além disso, os materiais mais modernos se parecem muito com o esmalte do dente, trazendo um resultado mais natural.
Os dentistas podem usar facetas de porcelana para inúmeras correções estéticas, desde ajustes ortodônticos até clareamento dos dentes.
Por isso e também devido à sua aparência natural e sua multiplicidade de usos, as facetas de porcelana estão entre os procedimentos de odontologia estética mais populares nos consultórios.
História das facetas dentárias
Nas últimas décadas, as facetas de porcelana se tornaram cada vez mais populares, mas se originaram há quase um século no começo da indústria cinematográfica.
O famoso dentista de Hollywood, Dr. Charles Pincus, desenvolveu facetas dentárias como uma opção para atrizes e atores melhorarem seus sorrisos na tela.
A princípio, ele colocou coberturas falsas nos dentes deles e não demorou muito para que suas facetas se tornassem um acessório básico de Hollywood.
Neste momento, não era possível colocar facetas de porcelana permanentemente. Na década de 1960, a era da estética odontológica começou com o Dr. Michael Buonocore.
Assim, o dentista usou uma solução levemente ácida para desgastar os dentes. Isso resultou em uma superfície que permitiu uma ligação mais forte para restaurações dentárias.
Já em 1982, R. J. Simonsen e J.R. Calamia usaram as técnicas introduzidas pelo Dr. Buonocore para facetas de porcelana. Então, eles democratizaram os sorrisos perfeitos antes disponíveis apenas para a elite de Hollywood.
Facetas de porcelana hoje em dia
As facetas são um recurso conveniente e prático, que está disponível graças aos avanços na tecnologia odontológica nos últimos 30 anos. Isso porque os novos tipos de porcelana que os dentistas usam refletem a luz e são mais fortes, o que os torna muito parecidos com o dente natural.
Além disso, os sistemas de imagem digital disponíveis permitem que os dentistas recriem restaurações, simulando como ficará a cor e a forma dos dentes do paciente.
Deste modo, os dentistas podem combinar coroas dentárias, clareamento dos dentes e outros tratamentos dentários avançados com facetas de porcelana para proporcionar sorrisos bonitos e resultados estéticos abrangentes.
Para quem são as facetas de porcelana?
Para todos aqueles que se interessam por procedimentos estéticos odontológicos, geralmente para quem tem problemas estéticos ou estruturais dos dentes derivados da formação ou de acidente, tais como:
- Rachaduras ou lascas;
- Desalinhamento;
- Espaços entre os dentes;
- Descoloração.
Para colocar facetas de porcelana, os pacientes devem atender aos seguintes critérios:
- Ter uma boa saúde bucal e periodontal geral;
- Saber quais são seus objetivos estéticos, com expectativas realistas, e comunicar ao seu dentista claramente seus objetivos;
- Ser capaz de manter uma boa higiene bucal e todos os cuidados após receber facetas de porcelana;
- Ter o esmalte dos dentes saudável o suficiente, uma vez que uma camada fina do esmalte é normalmente removida antes da colocação da faceta de porcelana.
Contraindicações das facetas de porcelana
Estar com as gengivas e dentes saudáveis é essencial para quem deseja facetas de porcelana. Aqueles com alguma doença gengival, cárie dentária e canal radicular geralmente não são candidatos ideais para facetas. No entanto, se esses problemas forem tratados com sucesso, o paciente pode receber facetas de porcelana sem problemas.
As pessoas que estão pensando em obter facetas de porcelana devem ter em mente que esse procedimento geralmente é permanente. Isso ocorre devido à remoção do esmalte dos dentes antes que as facetas dentárias sejam colocadas.
Eventualmente, a substituição de faceta será necessária para efeito de manutenção. Como este é um compromisso vitalício, os pacientes devem ter certeza sobre esse aprimoramento estético e consultar seu dentista de confiança para executá-lo.
Para pacientes que apertam regularmente a mandíbula e rangem os dentes (bruxismo), talvez o procedimento não seja indicado. Embora a porcelana dentária seja relativamente forte, a pressão que ocorre com esses problemas pode sobrecarregar o material.
De tal forma que pode acontecer a remoção acidental das facetas ou rachaduras. Uma vez que isso for tratado com sucesso, os pacientes podem receber facetas dentárias.
Mantenha sempre o contato com sua dentista em Londrina para realizar uma avaliação para fazer a sua faceta de porcelana e conquistar dentes perfeitos.