Prevenir a cárie dentária é uma responsabilidade compartilhada entre dentista e paciente. Cárie dentária é um termo usado para se referir a um tipo de bactéria que produz ácido a partir do açúcar acumulado nos dentes.
Essas bactérias destroem o esmalte dos dentes e a dentina ao longo do tempo. A dentina é o tecido mineralizado de natureza conjuntiva, avascular e acelular que constitui a maior parte do elemento dental.
O que causa a cárie dentária?
A boca é naturalmente cheia de bactérias. No entanto, quando se acumulam na boca, formam uma camada espessa e pegajosa nos dentes chamada de placa bacteriana.
Assim, a placa é composta de saliva, restos de comida e bactérias e pode se acomodar em vários locais, incluindo o espaço entre os dentes, perto da linha da gengiva e em torno do das facetas e obturações dentárias.
Por fim, as bactérias transformam carboidratos e açúcares que ficam acumulados em ácidos. Estes ácidos dissolvem gradualmente o esmalte, que é a cobertura protetora do dente.
A erosão do esmalte finalmente dá lugar ao desenvolvimento de depressões. A princípio, eles são menores e vão crescendo progressivamente, ficando mais fáceis de detectar.
Além disso, o ácido formado pode penetrar pelos poros criados no esmalte e chegar à camada de dentina. A camada de dentina é mais macia que o esmalte e forma a maior parte do dente. À medida que o esmalte e a dentina se quebram, a cárie dentária é formada.
Se a cárie não for tratada, ela continuará progredindo e, eventualmente, encontrará o caminho para a camada de polpa. Isso resulta em sensibilidade dentária e dor à medida que as terminações nervosas são expostas, com o tempo pode ser necessário um tratamento de canal.
Quais são os sintomas de cárie?
Os sintomas da cárie dentária variam, dependendo da extensão do dano e da localização. Quando uma cavidade está em seus estágios iniciais, os sintomas podem ser imperceptíveis. No entanto, à medida que a cárie progride e se aprofunda no dente, eles começam a se manifestar. Alguns dos sintomas incluem:
- Sensibilidade dentária;
- Dor de dente aguda ao beber ou comer algo frio, quente ou doce;
- Buracos visíveis nos dentes;
- Manchas pretas, marrons ou brancas na superfície do dente.
Dicas para prevenir a cárie
As práticas de higiene bucal são fundamentais para a prevenção de cáries, como escovar os dentes e escovar os dentes com creme dental com flúor. Além disso, um enxaguatório bucal pode ser recomendado. Os bochechos são aconselháveis uma vez ao dia ou a qualquer momento entre as escovações.
Grupos de pacientes com alto risco de cárie ou com história prévia de cárie também devem ser aconselhados a reduzir a quantidade e a frequência do consumo de açúcar (carboidratos).
Além disso, outro hábito comportamental que pode ajudar pacientes com risco aumentado de cárie é mascar chiclete sem açúcar com xilitol. Isso pode ajudar a promover o fluxo de saliva e evitar o acúmulo de açúcares e produção de ácido.
Realizar visitas regulares ao dentista possibilita um diagnóstico rápido e preciso, que evitará tratamentos mais invasivos como o de canal ou até mesmo a subtração de dentes.
Proteger sua saúde bucal contra esse tipo de doença é uma maneira de evitar gastos extras e uma série de outras doenças bucais que podem surgir em decorrência desse descuido. Portanto, mantenha sua higiene sempre em dia, além das consultas com sua dentista em Londrina.
Agende agora mesmo com a Dra. Márcia Ceranto a sua avaliação e descubra maneiras de prevenir e tratar a cárie, além de realizar procedimentos estéticos, extrações de siso, restaurações, limpezas dentais e criação de próteses e dentaduras.