Quando crianças, nossos pais nos ensinaram que a Cárie é aquele bichinho que fica no dente quando ele está sujo. Assim, eles nos convenciam rapidamente a fazer a remoção de Cáries com a limpeza correta dos dentes.
Contudo, muitos pacientes adultos ainda adiam muito para buscar uma solução para dentes com Cáries. Principalmente, quando não se sabe como ocorre a remoção no consultório odontológico. Alguns sentem medo da dor, outros não compreendem a importância desse procedimento.
Por isso, separamos algumas informações relevantes para você que quer saber um pouco mais sobre remoção de Cáries.
O que é a Cárie?
A Cárie é uma infecção transmissível que destrói os tecidos do dente, formando uma cavidade onde o alimento pode se acumular. Desse modo, a Cárie pode evoluir para um problema de solução mais complexa, como o Canal.
Essa deterioração do dente acontece por vários motivos, entre eles o tipo de alimentação e higienização.
Existe alguns tipos de Cáries, são eles:
- Cárie coronária: pode surgir tanto em crianças como em adultos e afeta a superfície de mastigação dos dentes, ou entre eles.
- Cárie radicular: afeta a raiz dos dentes, próximo à gengiva. Geralmente, acomete pacientes na terceira idade que já possuem um desgaste no esmalte do dente que propicia a deteriorização.
- Cárie recorrente: pode ocorrer em volta das restaurações ou coroas, por ser uma área de fácil acúmulo de placas.
Uma das causas da Cáries em adultos é a xerostomia, uma doença que provoca ressecamento na boca. Com isso, os resíduos alimentares permanecem mais tempo na boca e acabam sendo transformados pelas bactérias em ácidos que corroem os dentes.
Quais são os sintomas da Cárie?
Alguns sinais podem ser percebidos quando o dente é afetado pela Cárie, caracterizados pelo tamanho da deterioração e da profundidade da cavidade. A partir desses elementos, seu dentista vai encontrar o melhor tratamento para remoção de Cáries.
Entre esses sinais estão:
- Mancha escura na superfície afetada.
- Sensibilidade ou dor ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou gelados.
- Retração gengival.
- Forte odor.
Como prevenir a Cárie?
Prevenir a Cárie pode ser mais simples do que você imagina. Posto que manter os dentes fortes e saudáveis é uma questão de hábito. Para isso, não é necessário grandes investimentos, basta realizar a escovação pelo menos 3 vezes ao dia ou após cada refeição.
É importante escolher uma escova macia, para evitar o desgaste do esmalte do dente. Além disso, o uso do fio dental diariamente é fundamental.
O consumo de alimentos saudáveis também contribui para a saúde bucal e prevenção da Cárie. Para exemplificar, ingerir frutas como maçã e pêra proporcionam uma limpeza natural. Além disso, derivados do leite oferecem nutrientes como o cálcio, que é muito bom para ossos e dentes.
As visitas ao dentista periodicamente são interessantes para realizar um check-up de rotina e verificar se está tudo em ordem. Dessa forma, se surgir uma Cárie, você poderá fazer a remoção com mais tranquilidade.
Como ocorre a remoção de Cáries?
Geralmente, o dentista aplica uma anestesia local para a remoção de Cáries e, com uma broca ou gel específico, efetua a limpeza, curetagem ou raspagem da área atingida. Em seguida, realiza a reconstrução do dente, com um material de boa qualidade.
Para que o procedimento não provoque estranhamentos no paciente, a superfície restaurada é lixada até que fique no nível dos demais dentes. Todo esse procedimento é realizado sem dor e de maneira humanizada pela dentista Márcia Ceranto, no centro de Londrina.
Agora que você já sabe tudo sobre Cáries, não precisa mais temer esse bichinho invasivo que causa tantos problemas para a saúde bucal. Também pode começar agora mesmo a prevenção, visitando regularmente seu dentista e realizando uma higienização adequada.